Blogger Template by Blogcrowds.

Hoje, quando minha filha me perguntou que nome completo eu escolheria para a Lívia que vai nascer, fui buscar o excelente livro de Isabel Stilwell e recitei todos os nomes e sobrenomes de D. Maria II: Maria da Glória Joana Carlota Leopoldina da Cruz Francisca Xavier de Paula Isidora Micaela Gabriela Rafaela Gonzaga de Bragança.
Dona Maria da Glória, brasileira nascida no Paço de São Cristóvão, tornada rainha de Portugal aos sete anos de idade, era a filha mais velha do imperador D. Pedro I (D. Pedro IV de Portugal), e segundo a narrativa de Stilwell viu-se bem cedo envolvida nas trapalhadas do pai, e no sofrimento da mãe austríaca, sempre cercada de leais damas que ajudaram na sua formação. Ficou amiga de Vitória, a jovem herdeira do trono inglês, e as duas casaram-se com dois primos da casa de Saxe-Coburgo-Gota.
Como dizem meus amigos portugueses, eu gostei imenso deste livro. Isabel Stilwell, autora cujos livros vim a conhecer pelas mãos de Maria Fernanda, tem uma escrita deliciosa e cheia de pormenores. Fiquei com muita pena daquela menina rainha, que só aos 14 anos finalmente chegou a Lisboa, depois de uma luta tremenda. E, diz o livro, que ao chegar ao Tejo depois de passar pela França e pela Inglaterra, subitamente deu-lhe uma grande nostalgia da cidade do Rio de Janeiro. Morreu aos 34 anos.
(D. Maria II, Isabel Stilwell, ed. A esfera dos livros, 2012)





Veja também aqui um romance histórico que se passa em Minas Gerais do século XVIII.
Sabará 18 - Carlos Vieira



Receba atualizações deste blog por email
Clique aqui para receber nossas atualizações



0 Comments:

Post a Comment



Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial