Blogger Template by Blogcrowds.

Quantos autores africanos, de língua portuguesa, você conhece? Certamente poucos, ou muito poucos. Andamos fazendo uma pesquisa rápida em livrarias virtuais e encontramos raras obras de autores autenticamente africanos. Então, fizemos uma pequena seleção de prosa e verso, baseada principalmente em sites de leitores, ou de divulgação cultural dos países africanos ou de editoras, e repassamos para que o nosso leitor possa tirar suas próprias conclusões.

Artur Pestana, chamado de Pepetela, autor nascido em Angola. Recebeu o "Prêmio Camões de 1997" pelo conjunto da obra, tendo seu primeiro livro publicado em 1972 (As Aventuras de Ngunga). Seu livro "A Sul, O Sombreiro" (2011)  é um romance histórico onde o Brasil também aparece, como destino de escravos angolanos. O livro "Parábola do Cágado Velho" (1997) tem recebido muitas opiniões favoráveis de leitores, e é um romance que tem a guerra (ou as guerras) em Angola como pano de fundo.
Continue a ler


Ndalu de Almeida, conhecido como Ondjaki. Autor, poeta, artista e cineasta nascido em Angola, e morador eventual na cidade do Rio de Janeiro. Recebeu o "Prêmio de Conto Camilo Castelo Branco de 2007", por sua obra "Os da Minha Rua". Seu livro de poesia, "Dentro de Mim Faz Sul seguido de Acto Sanguíneo", que fomos encontrar citado no Goodreads, reúne o primeiro e o último livro de poesias do poeta. Seus livros mais apreciados são "Bom dia Camaradas" e "O Assobiador". O seu livro "A Bicicleta que Tinha Bigodes" foi escolhido como a melhor obra destinada a crianças e jovens em 2012, pela Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil, do Brasil. Mas como ele próprio se definiu, "sou escritor de expressão angolana e não portuguesa".
E, agora para terminar, um pouco da poesia de Ondjaki.

Penúltima vivência
"quero só
o silêncio da vela.
o afogar-me
na temperatura
da cera
quero só
o silêncio de volta:
infinituar-me
em poros que hajam
num chão de ser cera."
(Ondjaki)

Ungulani Ba Ka Khosa (Francisco Esaú Cossa), escritor e professor nascido em Moçambique e que esteve neste mês de setembro participando de um debate na UFMG em Belo Horizonte, teve seu sétimo livro lançado em Maputo, capital de Moçambique, no mês de agosto deste ano. É o livro "Entre as Memórias Silenciadas". Em 1990 ganhou o Grande Prêmio de Ficção Moçambicana com "Ualalapi". Este livro foi considerado em 2002 um dos melhores romances africanos do século XX, o que convenhamos não é pouca coisa.

Amélia Dalomba (Maria Amélia Gomes da Lomba), nasceu na província de Cabinda, Angola. Estudou psicologia e trabalhou como jornalista. Poeta, publicou pelo menos dois livros significativos: "Sacrossanto Refúgio"(1996) e "Noites ditas à chuva" (2005). Ano passado lançou um livro para o público infanto juvenil: “Nsinga - O Mar no Signo do Laço”. Transcrevo aqui, também, um pouco de seus versos:

Na milésima de tempo
"A inversão do mundo nos cabelos do infinito
Uma lua apagada de prazer
A razão é um jardim florido pela ilusão
Na milésima de tempo de uma entrega"
(Amélia Dalomba)


First Image courtesy of africa at FreeDigitalPhotos.net

0 Comments:

Post a Comment



Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial