Blogger Template by Blogcrowds.

Esta região na costa do estado americano de Massachusetts, a uma curta viagem de carro de Boston, é considerada a quintessência das férias do verão americano. Esqueça a Flórida, California ou mesmo o Caribe. O lugar é Cape Cod, Martha's Vineyard e Nantucket. Formam um conjunto de opções que podem ir do simples ao extremamente sofisticado. Algo como Punta del Leste, para os Argentinos e Uruguaios. Cape Cod é famosa também pelo livro "Moby Dick", de Herman Melville, ambientado em suas costas, repletas de baleias. Hoje, assistir ao espetáculo destes enormes mamíferos respirando na superfície é uma das atrações locais.

O melhor caminho para se chegar a Cape Cod é realmente partindo de Boston, pegando-se a rodovia 3, com ligeira parada em Plymouth para uma visita à réplica do Mayflower. Se quiser, de lá mesmo você pode apanhar um ferry direto para Provincetown, a cidade mais extrema. Cape Cod é uma península estreita, que mais parece um rabo de escorpião. Martha´s Vineyard e Nantucket são duas ilhas próximas à costa, mas que exigem um transporte através de barcas (ferry-boat) para se chegar até lá. A região toda tem ainda hoje uma forte influência de portugueses, que aqui chegaram e dedicaram-se à pesca. Não se surpreenda, por exemplo, com canal de cable em português, passando um programa qualquer brasileiro (eu levei um susto, quando liguei a TV e apareceu o Renato Aragão...).

De maio a outubro, a melhor época para se visitar Cape Cod, são estimados passarem pela região (as ilhas inclusive) cerca de 3 milhões de turistas. A época mais cara é julho-agosto e a mais barata durante o outono. Eles encontram de tudo um pouco: pequenos vilarejos, construções históricas no estilo Nova Inglaterra, praias (muita praia), ancoradouros para seus barcos e para alugar, casas em estilo próprio (chamado exatamente de arquitetura Cape Cod) e shoppings. Martha´s Vineyard costumava ser o refúgio de verão da família Clinton (agora deve ser Chapaqua) e é conhecida pelas casas de milionários. Entretanto, e isso é surpreendente para nós brasileiros, todos podem alugar uma casa ou ficar em uma pousada se desejarem. Aconselhamos a procurar um local com bastante antecedência. Existem muitas casas para alugar durante todo o período da estação, algo assim parecido com a nossa Florianópolis.

Se você preferir ficar em uma das pousadas tradicionais, aquelas casas antigas transformadas em hospedarias, aconselhamos duas boas pedidas em Cape Cod: a Daniel Webster Inn, no vilarejo de Sandwich (149 Main Street), uma casa restaurada cuja construção é datada de 1830, e cujo preço é considerado "moderado", pelos padrões americanos. A outra é The Captain´s House Inn, em Chatham (369 Old Harbor Road), mais para frente, do outro lado da península.

Para comer, a recomendação é peixe e frutos do mar. Toda esta região respira a pesca. Mas você pode encontrar desde a sofisticada comida francesa até a italiana e portuguesa. Aqui também, como no Maine e Rhode Island, você pode comer lagostas da melhor qualidade. Recomendamos Moby Dick's, em Wellfleet.

As atrações maiores para depois da praia, além do próprio ambiente, são o whale watching (ver baleia), o Cape Cod Aquarium, velejar, andar a cavalo, ou passear nos diversos parques disponíveis na região. Você passa uma semana em Cape Cod com muita facilidade e relax.
(Carlos G. Vieira)

Página inicial