Blogger Template by Blogcrowds.

São minhas amigas há muitos anos. Antes de atravessar a avenida, enquanto espero o sinal se abrir para pedestre, fico observando estas enormes e curiosas árvores. Algumas vezes, disfarço e coloco a mão no tronco de uma delas para sentir um pouco da energia que ela transmite.

Pouca gente sabe que as figueiras que ornam a Avenida Visconde de Albuquerque, no Leblon - Rio de Janeiro, e que fazem parte do conjunto de Árvores Notáveis da cidade, são da mesma família da Árvore de Bodhi, também chamada de Bo, sob a qual, segundo a tradição budista, Sidarta Gautama atingiu a iluminação há cerca de 2.500 anos, hoje comemorada no dia 8 de dezembro. Uma descendente da árvore original está em Bodh Gaya, na Índia.

Existem muitas outras figueiras cujas mudas foram retiradas da árvore mãe, e são consideradas sagradas na Índia, Sri Lanka e até na California e no Havaí.

Estas nossas figueiras são da mesma Ficus Religiosa, originária da India, e este conjunto de árvores da Visconde de Albuquerque (são ao todo 166 árvores tombadas) foi idealizado pelo paisagista francês Auguste Françoise Marie Glaziou.


O problema é que o terreno não ajuda. Elas ficam entre o asfalto e o canal, com pouco espaço para as raízes se expandirem. De vez em quando o vento e a chuva, às vezes um ônibus, derrubam uma delas e então faz-se a substituição por uma muda nova, sempre da mesma espécie.

(17 de junho de 2012)

0 Comments:

Post a Comment



Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial