Blogger Template by Blogcrowds.

Os especialistas afirmam que o livro impresso, assim como os jornais, está em decadência. Ainda não é verdade. Os livros impressos continuam sendo muito bem vendidos. Talvez as livrarias tradicionais, estas sim estejam com os dias contados. Hoje é perfeitamente possível a produção e comercialização simultânea de livros em papel e eBooks. Aliás, com a pandemia de 2020/2021 a venda de eBooks cresceu muito.

O autor independente quer ter o domínio de todo ou quase todo o ciclo de produção de um livro. São várias as preocupações e tarefas a serem cumpridas, muito diferentes do ato de criação. Vamos resumidamente abordá-las aqui.

1. REVISÃO DO TEXTO - deve preceder todas as outras. Nossa recomendação é que o autor contrate os serviços especializados de um profissional do ramo. Não tente fazer por conta própria. A nossa língua portuguesa é louca.

2. CAPA - a capa é o grande chamariz para o livro, seja este impresso ou eBook, exposto em livrarias reais ou virtuais. O ideal é contratar a produção da capa, mas existem recursos online para produzir a própria capa, sem muito esforço. Existem livros de capa tipo brochura (com ou sem orelha) e capa dura (mais caros).

3. IMPRESSÃO ON DEMAND - este é grande lance para o autor independente. Não é mais necessário produzir um número de exemplares para estoque. A cada pedido é impresso um livro.

4. ONDE FAZER? - existem muitas opções no mercado, específicas para autores independentes e impressão on demand. A maior questão aqui é o preço. Nós preferimos a Amazon KDP.

5. TAMANHO DO LIVRO - existem formatos padronizados. Um bom tamanho é o 6x9 polegadas.

6. PAPEL - a gramatura é importante. Alguns papéis são tão transparentes que se consegue ver a impressão do outro lado. Basicamente, opta-se por papel branco ou creme (pólen). É preciso ver uma prova, ou uma amostra do papel que será utilizado.

Veja também:
Como publicar seu eBook
Livraria Virtual Vececom


E, por falar em eBook, faça um download gratuito (isso mesmo, ainda existe) deste livro e comece a escrever o seu.

Em vários formatos, conforme o seu eReader.
Download



Receba atualizações deste blog por email
Clique aqui para receber nossas atualizações

0 Comments:

Post a Comment



Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial