Blogger Template by Blogcrowds.


A publicação de eBooks pelo autor independente é feita de forma diversa do livro impresso. Neste caso, não importa muito o formato do livro, nem a fonte escolhida, nem mesmo a disposição do texto na página. Não existem mais páginas, digamos assim. Existem textos e figuras, eventualmente. Estes serão visualizados pelo leitor da forma mais conveniente para ele.

Em geral, os eReaders permitem que se possa alterar a fonte do livro, tamanho, cor da página. Com isto o leitor dos eBooks adapta o livro ao que lhe parece melhor, ao contrário do livro impresso.

Na Smashwords e Amazon, possivelmente as duas maiores editoras atualmente no mundo (claro que existem outras), existem instruções detalhadas de como fazer o upload de seu livro, passo a passo. A Amazon KDP disponibiliza um aplicativo chamado Kindle Create, que torna muito mais fácil a edição. 

Tudo começa, em geral, com um texto em formato doc ou PDF. Os programas que formatam os eBooks precisam entender o início de um capítulo, e isto é feito, às vezes, pelo reconhecimento da palavra em inglês "chapter". Uma solução para os autores em língua portuguesa seria colocar a palavra chapter em cor branca e o texto em preto. Neste caso, na maior parte das vezes, a palavra chapter ficaria invisível. Outra, talvez mais fácil ou quando não existirem exatamente "capítulos", é organizar um sumário com hyperlinks para o início de cada parte dentro do próprio documento. No caso de uso do Kindle Create, ele vai criando automaticamente o índice.

As diversas marcas de eReaders existentes no mercado (Kindle, iPad, Kobo, Nook e outros) trabalham com formatos diferentes. Quando você opta por colocar o seu eBook na Amazon, a maior distribuidora do mundo atualmente, precisa saber que seus livros só serão lidos no Kindle ou outro eReader que aceite o formato adotado pela Amazon (neste caso ela fornece um software que simula o kindle no PC ou tablet). Quando você opta por publicar o seu livro pela Smashwords, você pode escolher em que formatos deseja que seu livro seja oferecido ao mercado para download. Só que a Smashwords ainda não chegou a um acordo com a Amazon para que esta distribua seus eBooks, embora possam estar em formato compatível com o Kindle. Portanto minha sugestão por enquanto: publique através da Smashwords e da Amazon. E nesta você terá que optar pela não exclusividade, é claro.
  Uma vez publicado seu eBook, até agora sem custo algum para o autor independente, e este sendo aprovado nas revisões que a editora faz, então ele passa a ser distribuído para diversas livrarias virtuais no mundo todo (Barnes and Noble, Kobo, iBookstore, Sony e outras).


  Agora um último comentário sobre a capa. Um eBook tem que ter uma capa chamativa, digamos assim. Ela deve ser capaz de atrair o leitor, mesmo sendo uma imagem em tamanho reduzido, como geralmente aparece nos catálogos, e passar rapidamente o nome do livro e o do autor. Nem sempre a mesma capa usada para o livro impresso está de acordo com o formato RGB, pedido pela Smashwords por exemplo, ou atende a estes requisitos de visibilidade. Portanto, vale a pena dedicar algum esforço na produção de uma capa que atraia leitores à primeira vista.


Faça um download gratuito deste eBook (vários formatos), e comece logo a escrever o seu.

Esta Brava e Estóica Gente das Gerais


Leia também:

Como publicar livros impressos
Livros Digitais (por Washington Conceição)



Receba atualizações deste blog por email
Clique aqui para se inscrever


2 Comments:

  1. Veronica Lemos said...
    Olá!
    Eu acredito também que a autopublicação oferece novas chances aos autores independentes ou autores "indie", como são chamados nos EUA). Eu mesma publiquei um livro infantil em forma de e-book, e por eu não ser uma autora conhecida, editoras "tradicionais" não queriam me dar esta oportunidade, além do preço, que é altíssimo.
    Publiquei recentemente no www.xinxii.com/pt, e eles ainda distribuem também através da Amazon e da Kobo (com a Livraria Cultura). Posso dizer que está sendo muito bom o meu retorno!
    Sucesso para todos nós!
    Verônica Lemos
    Carlos Vieira said...
    Parabéns, Verônica. A hora é essa.

Post a Comment



Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial