Blogger Template by Blogcrowds.

O Hospício da Terra Santa de Sabará, hoje uma propriedade particular (vai a gente tentar entender), é um edifício que data da primeira metade do século XVIII, e destinado a servir de hospedaria (nada a ver com hospital para doentes mentais) para clérigos idosos ou esmolantes, com o objetivo de arrecadar fundos para manutenção dos locais sagrados na Terra Santa. 

A Capela de Nossa Senhora do Pilar, construída anexa ao Hospício, é uma das relíquias barrocas da cidade mineira de Sabará. Os Hospícios eram administrados por frades franciscanos, e são famosos os Hospícios de São João del Rei e Ouro Preto, além daquele de Sabará. Ao lado, está o cemitério municipal, onde várias pessoas queridas foram sepultadas. Tenho aqui em casa uma pintura que retrata a Capela e as grades do cemitério.

Este é também cenário para algumas passagens do livro Sabará 18, de Carlos Gentil Vieira, publicado em 2012, e disponível em nossa Livraria Virtual. Ele também pode ser encontrado como eBook na Smashwords, Livraria Cultura/Kobo e Amazon.com.br.

E que tal receber as atualizações do nosso blog por email? Para assinar, clique aqui.


0 Comments:

Post a Comment



Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial