Blogger Template by Blogcrowds.

Aharon Appelfeld escreveu este angustiante livro de memórias, publicado em Israel em 1999 e nos Estados Unidos há dez anos, como um verdadeiro resgate de sua luta pela vida. Ele fala de como um menino, de repente, ficou sozinho numa floresta da Romênia, vivendo como bicho assustado por dois anos, escondido dos nazistas que mataram sua mãe e levaram seu pai para um campo de extermínio.
Eu me lembrei dele novamente ao ver um menino de nove anos discorrendo com sabedoria sobre a vida e o universo em vídeo do Youtube. Uma coisa espantosa. Como sempre achei que esta é uma idade mágica, e disse isso ao início do livro Armazém Colombo, fui novamente constatar que esta era a idade de Appelfeld em 1941, quando se viu envolvido em uma guerra da qual não fazia nem ideia.
Leia mais
Ele nasceu em 1932 na cidade chamada Zhadova or Sadhora, agora fazendo parte de Czernowitz, na região de Bucovina, que já foi Moldávia, depois Romênia, e finalmente agora fazendo parte da Ucrânia. Seus pais o criaram como um menino da classe média alta, falando perfeitamente alemão e romeno. De repente, o mundo desabou. Perdeu todas as referências familiares, juntou-se mais tarde ao Exército russo como ajudante de cozinha, passou por um campo de refugiados na Itália, até chegar a Israel, que é para onde foi decidido que ele iria. Chegou à Palestina sem falar uma única palavra em hebraico, só conseguia se comunicar em alemão. No início sofreu rejeição. Então o aconselharam a se alistar no Exército de Israel, como forma de aprender rapidamente a língua e adquirir alguma profissão. Depois constituiu família e tornou-se um escritor de enorme sucesso. O livro descreve em linguagem quase poética as lembranças de um menino arrancado, muito cedo, de sua família e jogado sem dó nem piedade na luta pela sobrevivência, literalmente.
Conforme está escrito na versão em inglês, referindo-se a um certo tio Felix, que teria dito à sua mãe:
"What a pity the Jews don't know what  an incredible culture they possess. If they knew, they'd cry like children."

Livro "The Story  of a Life", Aharon Appelfeld, ed. Schocken Books 
(21 de abril de 2013)



Você encontra este livro aqui em nossa Livraria Virtual,
mas também em:
Rotterdam
Tokyo
India
São Paulo
Stuttgart
Toronto
Milano
Berlin

0 Comments:

Post a Comment



Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial