Blogger Template by Blogcrowds.


    Amaury Temporal, falecido em 2015 em Paris, fez uma coisa que muita gente gostaria de fazer. Um tipo peculiar de turismo. Durante vários anos alugou uma casa no interior da França (cada ano em um povoado diferente) por cerca de 30 dias e dedicou-se a vivenciar intensamente cada um destes lugares. Sua comida, seus habitantes, suas casas, os arredores. Depois, colocou tudo em livro. O período de viagem coincidia sempre com o fim de ano, o que lhe permitiu participar de comemorações familiares de pessoas que nunca tinha visto antes. Uma experiência incrível, dele e de sua esposa Maggy (que também escreve alguns capítulos, e se refere ao marido como Tempo).

Este livro Como um rei na França, editado em 2011 pela Editora Record, relata suas experiências em regiões tão diversas como a Alsácia, Normandia, Borgonha, Vale do Loire e outras. Ele explica que tudo começava por volta de julho, com pesquisas para escolher um determinado lugar, que fosse no interior da França, fosse uma casa equipada, numa localidade pequena. Escolhido o alvo daquele ano, passava aos anúncios de casas para alugar, descartando a maioria até chegar naquela que lhes parecia mais adequada.

Então, começava a viagem por Paris, hospedando-se sempre no mesmo hotel, alugava um carro pelo sistema de leasing e começava um mês de intensas aventuras em um local totalmente desconhecido. E, pelo que relata, sempre se propunha, ao ser convidado para jantar em algum de seus vizinhos, levar um cassoulet no estilo autêntico de Castelnaudary, imagino que para total surpresa dos convivas.

O livro é uma delícia de se ler, com fotos de cada um dos lugares e das casas que alugaram. Quando cheguei ao final de seu relato da casa na Normandia, tratei logo de comprar um Calvados Pays d'Auge.

Carlos G. Vieira

(26 de outubro de 2023, em homenagem a um menino muito querido nascido nesta data)

0 Comments:

Post a Comment



Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial