Aloha! O Havaí (ou Hawaii) parece muito distante e muito sem atrativos para nós (ver praia?). Entretanto, o Havaí tornou-se um dos maiores "destinations" para americanos e japoneses, e não é por acaso. A infra-estrutura de turismo chega perto do perfeito, e um clima favorável todo o ano faz com que turistas do mundo inteiro façam destas ilhas do Pacífico o seu ponto de férias. A grande atração do Havaí, até uns vinte e cinco anos atrás, era só Honolulu. Então Maui resolveu sair em campo por conta própria e mostrar que é a grande opção no arquipélago do Havaí. Realmente é. Não tem o burburinho de cidade grande de Honolulu, mas tem uma natureza exuberante e uma tranquilidade de tirar o stress de qualquer internauta. A melhor época para se visitar deveria ser aquela que não coincide com a alta temporada para os americanos, ou seja, fora do período de fim ou início do ano (Natal inclusive) e durante as férias de verão deles (julho-agosto).
Existem mil opções de hotéis, mas nós gostaríamos de recomendar um em especial: o The Plantation Inn, em Lahaina, uma hospedaria de apenas 9 apartamentos, cada um decorado de forma diferente, em uma mansão vitoriana reformada recentemente, e que, de quebra, ainda tem na sala de jantar, digamos assim, o melhor restaurante de comida francesa das ilhas, o Gerard´s (os hóspedes ganham um bom desconto na conta). Outra opção interessante, para quem preferir um certo agito, é o Kaanapali Beach Hotel, que tem uma praia excelente e uma infraestrutura de dar inveja. Agora, para quem for em grupo e não quiser gastar muito, a opção é, sem dúvida, alugar um apartamento ou chalé em um dos muitos condominios que existem em oferta o ano todo. Aí você deveria dar preferência a algo em Wailea ou Makena, onde você consegue excelentes alternativas na praia, ou a uma pequena distância de caminhada. De qualquer forma, mesmo que você fique em Lahaina ou Kaanapali, estas duas praias mencionadas são obrigatórias de serem frequentadas, pela beleza e tranquilidade. Nem é preciso dizer que qualquer das preocupações brasileiras com segurança (será que vão roubar minhas coisas?) não se aplicam aqui.
Lahaina é o centro das atrações de Maui. É lá que estão os melhores restaurantes, lojas, opções noturnas e a saída de passeios ao mare. Alugar um carro, logo na chegada ao aeroporto, é condição de sobrevivência. Não entre nessa de comprar um dos pacotes com carro incluído, porque você corre o risco, como aconteceu conosco, de ter que aceitar qualquer coisa que exista. Prefira uma das locadoras tradicionais, negociando antes o tipo de carro. Maui é um paraíso para o turismo ecológico. O passeio até Hana, a partir de Lahaina e contornando a ilha numa estradinha que margeia o mar, e também encostado na montanha, é lindíssimo. Hana pode ser uma outra opção de estadia, mas não recomendamos. Você ficaria meio isolado de tudo, embora existam bons hotéis por lá.
Existem duas atrações imperdíveis: participar de um Luau, evidentemente (e existe um muito bom em Kaanapali, e outro melhor ainda que é o Old Lahaina Luau), e ver as baleias respirando (whale watching), bem de perto, na maior tranquilidade. Para quem for adepto de surf ou de caça submarina, encontrará na ilha pontos excelentes para praticar estes esportes. Maui tem programa para três dias ou para duas semanas. Uma boa alternativa é você sair de São Francisco, ir até Honolulu primeiro, passar uns dois dias, e depois ir para Maui. Aloha!
(Antonio Pedro)
Nota: Em agosto 2023 Lahaina acabou, vítima de um terrivel incêndio. A excelente opção aqui recomendada para se hospedar, The Plantation Inn, virou cinza. Muito triste.
Veja também:
Veja também:
Assinar:
Postagens (Atom)