Blogger Template by Blogcrowds.

Acabei de ler sobre este tratado de culinária no Estadão. Achei muito interessante. De autoria de Domingos Rodrigues é considerada a primeira obra em português sobre o assunto, e teve sua primeira edição em Lisboa ainda no século XVII. Teve muitas outras edições que foram sendo acrescidas de novas receitas, inclusive uma impressa no Rio de Janeiro em 1838. O autor trabalhou para fidalgos e também cozinhou para o rei de Portugal (na capa está escrito "Mestre da Cozinha de Sua Magestade"). Fui ler uma edição completa na excelente biblioteca digital da Biblioteca Nacional de Portugal.

Continue lendo
Domingos Rodrigues era natural de Vila Cova à Coelheira, Conselho de Seia (Portugal), nascido em 1637. Começa o livro com uma receita de sopa à italiana, que reproduzo a seguir. Tomei a liberdade de atualizar a grafia de algumas palavras.

Sopa à Italiana
Para se fazer sopa à Italiana, cozam-se dois arráteis de carneiro, e meio arrátel de toucinho em uma panela com canada e meia de água, meio quartilho de vinho, um golpe de vinagre, cheiros e cebolas; estas cebolas hão de ser cravejadas com cravos, e canela inteira, e como estiver cozido tempere-se com todos os adubos, e ponha-se a ferver: depois tira-se fora o toucinho e o carneiro, de sorte que fique o caldo limpo, e não ficando em mais que três quartilhos, deitem-lhe uma quarta de manteiga, e quantidade de pimenta, ponha-se a ferver, e como estiver fervido o caldo, deitem-lhe dois bolos de açúcar e manteiga em bocadinhos, e ferva até que engrosse, mexendo-se sempre deitem-lhe meia dúzia de ovos batidos, com quantidade de limão e canela; como estiver bem grosso, lancem-no em um prato, ponham-lhe o carneiro por cima, o qual estará sempre quente; armado com fatias de limão, e coberto com canela, mande-se à mesa.

Nota explicativa: o arrátel era uma medida do sistema adotado em Portugal no século XVII, equivalente a 459 g. Um quartilho é equivalente mais ou menos a meio litro. Uma canada equivale a mais ou menos 1,5 litros.

(13 de janeiro de 2016)

0 Comments:

Post a Comment



Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial