O chamado Palácio Pimenta é um dos cinco núcleos do Museu de Lisboa, e fica exatamente em Lisboa no Campo Grande, 245, não muito longe da Avenida do Brasil e da Avenida de Roma, de tantas recordações para mim. Fazia parte de uma quinta no século XVIII.
Segundo o que nos disse Camila, em vídeo do Youtube, o Palácio Pimenta, que ela apelidou de jardim dos pavões, fazia parte de quinta senhorial, chamada Casa da Quinta da Pimenta, Casa da Madre Paula e Palácio Galvão Mexia. A entrada é livre para conhecer os jardins, cheios de pavões, e a exposição fixa de Bordallo Pinheiro, artista português multifacetado, como disse Camila. E como o nome da série de vídeos revela, ela nos mostra um lugar calmo e muito bonito para se tomar um café nos jardins do Palácio Pimenta. Um café do Sul de Minas, claro.
Camila, que mora há muitos anos em Lisboa, vem fazendo um excelente trabalho de divulgação de lugares pouco conhecidos dos turistas brasileiros, mesmo no Chiado, parada obrigatória. Ela também foi a Nazaré e mostra como tudo pode ser feito sem maiores dificuldades. E em Alfama, onde uma antepassada dela foi medideira do pão, nos dá uma ideia do chamado Fado Vadio.
Os vídeos da Camila podem ser encontrados em Coffee For Friends, no Youtube.
Quer conhecer outras coisas de Lisboa? Também temos.
Cheira bem, cheira a Lisboa... Rua das Janelas Verdes
Carlos G. Vieira (22 de agosto de 2025)
0 Comments:
Postagem mais antiga Página inicial