Blogger Template by Blogcrowds.

Com esta frase forte, "o resto é silêncio", Hamlet, Príncipe da Dinamarca, encerra sua fala no texto dramático de William Shakespeare. Gabriela, que acaba de fazer dez anos, leu atentamente a peça Hamlet, destacou esta frase e afixou na parede do quarto. Como será que uma criança absorve e processa uma leitura tão complexa? Antes disso, já acontecera uma discussão sobre o real significado do to be or not to be. Suponho que o mundo esteja ficando muito difícil para os avós, nascidos e criados no século XX, onde as coisas pareciam mais fáceis. Meu amigo Washington que o diga. 

Esta peça de William Shakespeare foi escrita por volta do ano 1600. Dizem os pesquisadores que ela se baseia em outra lenda do século XIII, e outras até mais antigas ainda. Quem quiser ler mais um pouco sobre as origens sugiro ir até a Wikipédia.

Mas Gabriela, que mora nos Estados Unidos, ficou sinceramente envolvida com a sorte de Ofélia (que ela pronuncia ofília no original), e acredita piamente na loucura de Hamlet. Muita coisa para a cabeça de uma menina de dez anos, penso eu. No meu tempo líamos apenas O Pato Donald.

(Pintura: Delacroix, 1844)
(18 de outubro de 2014)

0 Comments:

Post a Comment



Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial