Blogger Template by Blogcrowds.

Ela nasceu em 1988, para mim o ano que nunca acabou. Aos 23 anos, estudante de literatura, abandonou praticamente os estudos e dedicou-se a escrever uma saga. Hoje, ganha algo como 17 milhões de dólares por ano, com seus livros e os filmes decorrentes, um de 2014 e outro de 2016. Primeiro lugar em várias listas de best sellers.

De onde veio a inspiração para estes livros tão estranhos, um tipo de leitura chamada, agora, de distópica?
Para começar a entender precisamos ler o primeiro livro da série, intitulado de Divergente. Eu o li e, ao mesmo tempo, assisti ao filme, o que me facilitou de certa forma visualizar os personagens e o ambiente.

O texto é escrito na primeira pessoa, uma adolescente de 16 anos chamada Beatrice, numa Chicago do futuro, destruída em grande parte por guerras e conflitos, cercada por uma espécie de muro como na Idade Média.
Na época do livro, os cidadãos são divididos em facções, e todos os adolescentes devem optar aos 16 anos por permanecer na facção onde foram criados, ou mudar para outra, conforme a aptidão demonstrada em um teste. Se mudar, abandonará a sua família e será rejeitada pelos outros membros da facção, como uma traidora.

Mas uns poucos seres demonstram ter múltiplas tendências, e segundo o livro, tornam-se perigosos para o sistema. São chamados de divergentes. Por isso mesmo, devem esconder o resultado do teste, que teria sido inconclusivo. Eu próprio fiz uma reflexão e concluí que sou um divergente.

A autora merece o sucesso que tem. O primeiro livro da trilogia é intrigante e prende nossa atenção do começo ao fim, mesmo não sendo mais o leitor (como é o meu caso) um jovem, que seria o público-alvo. Depois deste livro, seguiram-se Insurgente e Convergente (títulos em português).

A grande curiosidade que tive ao final do livro, como autor de ficção, foi mesmo saber de onde uma jovem de apenas 23 anos tirou essa inspiração, que a levou a criar um mundo total e admiravelmente novo e desconhecido. Terá sido a visão, em sonho, de uma outra realidade?

(22 de janeiro de 2017)

E que tal receber as atualizações do nosso blog por email?
Clique aqui para receber nossas atualizações

0 Comments:

Post a Comment



Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial