Blogger Template by Blogcrowds.

 

    Ontem fui ao lançamento, com direito a dedicatória e autógrafo, do novo livro de Amadeu Marques e Gisele Aga. E descobri que, apesar do nome False Friends, Amadeu arranjou um jeito de incluir os membros de nossa confraria nos exemplos de alguns deles. Estranhei. Como assim, false friends? E lá está no início do dicionário a explicação. Poderiam ter chamado de heterossemânticos, aquelas palavras da língua inglesa que nos enganam na tradução, por serem semelhantes a outras da nossa Língua Portuguesa. Eu sempre cito eventually, que não tem nada a ver com eventualmente. Poderiam ter chamado, também, de falsos cognatos. Depois de algumas outras explicações, concordo que false friends fica melhor, apesar do susto.

    Professor Amadeu Marques é um incansável escritor de livros didáticos, para adultos e crianças. Aqui mesmo no blog já falamos de A Felicidade, o que é? E, além disso, como pude comprovar pessoalmente, é um implacável revisor de textos em Português.  Ele e Gisele têm uma enorme vivência no ensino da língua inglesa. O novo dicionário e prática de false friends apresenta 365 casos, um para cada dia do ano. Muito bem editado pela Lexikon.

    Fui em companhia de meus amigos Otávio e Ricardo, e tive a satisfação de rever lá os confrades Pedro e Montalvão, depois de quase dois anos de distância pandêmica.

(12 de junho de 2021, em homenagem ao casal Bete e Eduardo)


E que tal receber as atualizações do nosso blog por email? Para assinar clique aqui


3 Comments:

  1. pedroa.oliv@gmail.com said...
    Meu amigo e Confrade Carlinhos, tu és supimpa! Muito boa tua abordagem sobre o lançamento do livro "False Friends". De fato, Amadeu é Gisele fizeram um excelente trabalho, interessante e criativo, até para os "native speakers".
    Vececom said...
    Obrigado pelos comentários, tio Pedrim. O dicionário é realmente fantástico.
    Anônimo said...
    Para alem do prazeroso e didatico livro, foi otimo poder rever e estar um pouquinho com alguns true friends com quem ja nao estava ha mais de 1 ano. Um brinde a isso (sem ser com coca-cola hein!).

Post a Comment



Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial