Blogger Template by Blogcrowds.

A literatura latinoamericana tem nos dado belos livros de realismo fantástico. Só para citar os mais conhecidos, Jorge Luis Borges, Julio Cortázar e Gabriel Garcia Márquez. Agora, temos um novo nome nessa lista, Álvaro Esteves (morador de Austin, Texas), que nos brinda, mais uma vez, com histórias fantásticas. A começar dos títulos intrigantes. Por exemplo: Era de Aquário, Brad Pitt on the Rocks, Lulas à Stanley Jordan, Além do Arco Íris.

E cada conto (são apenas sete) é precedido de uma seleção de letras de músicas, a começar por Quem vem pra beira do mar, de Dorival Caymmi. E a encerrar com Lança Perfume, de Rita Lee. O autor se revela, também, um amante da música popular brasileira.

Eu fico com o último conto, onde o personagem volta a encontrar uma antiga conhecida. "Mas tinha uma coisa que sempre me acompanhou, aqueles anos todos: o seu olhar." E continua, mais adiante: "E eu insistindo em desvendar que ser humano delicado, vivo, era aquele, escondido, que me passava às vezes a sensação de ser alguém de outro tempo." Eu, leitor, acho que deveria ser alguém de outro tempo mesmo, sei não.

(Mutantes incidentais e outros seres inesperados, Álvaro Esteves, 2021, capa de Flávio Brick)

(7 de fevereiro de 2022)

E que tal receber as atualizações do nosso blog por email? Para assinar clique aqui.

2 Comments:

  1. Amadeu Marques said...

    Jorge, Júlio, Gabriel .... move over! Álvaro está nas paradas!
    Washington said...
    Leitor de outras obras suas, o Álvaro me surpreendeu pela segunda vez com os "mutantes incidentais" (a primeira, quando escreveu um livro com o neto) pela diversificação de assuntos e por entrar firme na ficção fantástica. Gostei dos contos e meu preferido foi o último, ao qual o Gentil se refere. O amigo escritor está, novamente, de parabéns.

Post a Comment



Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial