Blogger Template by Blogcrowds.

Nesta era do conhecimento, existe uma forma de capital mais valiosa do que o capital financeiro ou o capital imobilizado. Uma forma que não é facilmente visualizada e muito raramente incorporada ao valor de mercado de uma empresa, porque ainda não existe uma norma contábil universalmente aceita para isto.

Trata-se daquele capital que reside na cabeça das pessoas ou é proveniente do trabalho e da criação do intelecto. Quando o Facebook anunciou que comprou o Snapchat em 2016 por 49 bilhões de dólares, depois de ter comprado o Whatsapp e o Instagram, é razoável indagar-se onde estão as fábricas, o maquinário e os inventários que justificam esta ordem de grandeza de faturamento, e as consequentes margens de lucro que permitem estas aquisições. Em 2016 o Facebook faturou quase 27 bilhões de dólares e teve um lucro líquido de pouco mais de 10 bilhões.
Leia mais


Certamente eles não existem, ou existem em um patamar infinitamente mais baixo, por exemplo, que um grupo Votorantim (que em 2016 teve vendas de cerca de 26 bilhões de reais e prejuízo de cerca de 1 bilhão), ou uma YPF (Argentina), ou mesmo uma Televisa (México). Podemos dizer que o Facebook e a Microsoft são hoje a quintessência da presença do capital intelectual no século XXI, embora a própria indústria de software, com suas milhares de empresas no mundo inteiro, seja apenas uma parte desta história.

O capital intelectual também é usado nas empresas mais tipicamente representativas da era industrial e pós-industrial, há muitas décadas. Ele é representado pela experiência acumulada, como é o caso da Usiminas, que exporta tecnologia de fabricação do aço para outros países. É representado pelo esforço de pesquisa em novos métodos, como é o caso da produção de petróleo em águas profundas, desenvolvida pela engenharia da Petrobrás. É também o talento e o nível de eficiência atingidos pelos bancos Itaú e Bradesco no uso de computação bancária. E também é o esforço de capacitação de antigos e novos médicos, realizados pelo Instituto do Coração e o Hospital Albert Einstein, em São Paulo.

O capital intelectual reside na cabeça das pessoas, nos bancos de dados corporativos, nas metodologias de trabalho, no domínio de tecnologias emergentes e no aprimoramento de processos. A Fundação Christiano Ottoni, de Belo Horizonte, desenvolveu uma extraordinária capacitação em métodos de qualidade desde a década de 80 do século passado, repassados a uma infinidade de empresas e instituições brasileiras, a partir de idéias e experiências obtidas, há muitos anos, no Japão.

Quanto vale uma empresa? A resposta hoje deve levar em conta, também, o seu capital intelectual e o seu capital de clientes. Os ativos imobilizados são apenas uma parte do negócio.

(28 de junho de 2017)

Interessado em assuntos de gestão de empresas? Visite vececom Gestão

0 Comments:

Post a Comment



Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial