Blogger Template by Blogcrowds.

 

 Foi meu amigo José Roberto Moura quem teve a gentileza de me doar, em 2018, este livro. E na dedicatória, desejou "boa usagem". O livro tem organização do Prof. Wladimir Alves de Souza, prefácio de Tancredo Neves, e é fartamente ilustrado a bico de pena. 
   Começo, naturalmente, por Belo Horizonte. Destaco a casa da sede da antiga fazenda do Leitão, conservada como museu dos primeiros tempos do Arraial de Curral-del-Rey, hoje no bairro de Cidade Jardim. Continuo pelo prédio do antigo Senado, na avenida João Pinheiro, hoje Museu Mineiro, que só recentemente tive oportunidade de conhecer por dentro. Chego até o antigo necrotério do Cemitério do Bonfim, que conheço tão bem. E termino no Palácio da Liberdade, não mais a sede do executivo mineiro, mas um prédio extraordinário, símbolo da resistência do povo de Minas a todas as formas de arbítrio, e onde fui recebido, um dia, pelo então Governador Magalhães Pinto.
    Tenho que ir, em seguida, a Sabará, onde José Roberto testemunhou meu casamento há muitos anos, e Otávio o registrou, com grande empenho, em fotos coloridas. Começo pelo Solar do Padre Corrêa, atualmente sede da prefeitura, e que aparece algumas vezes em meu livro Sabará 18. Passo pelo Chafariz do Caquende, tão querido por Clarissa. Termino, naturalmente, na Igrejinha de Nossa Senhora do Ó, de 1720.
    E, entre tantas coisas bonitas que dizem ao meu coração, como em Ouro Preto, Mariana, Tiradentes, Santa Bárbara, na Paracatu dos Melo Franco, e muitas outras, quero encerrar este curto texto no Serro. Aquela velha cidade, cujos queijos são tão apreciados por meu amigo Sarmento. Começo pela Igreja do Bom Jesus de Matosinhos, esta antiga devoção portuguesa, também existente (talvez a mais famosa delas) em Congonhas do Campo. Sigo com a Casa dos Ottoni, e termino, como não poderia deixar de ser, com a Igreja de Nossa Senhora da Conceição. Não está no livro, mas quero mencionar, também, a minha preferida: a Chácara do Barão do Serro.

(28 de janeiro de 2021, Ano II da Covid-19)

0 Comments:

Post a Comment



Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial