Blogger Template by Blogcrowds.

 

Outro dia escutei Heródoto Barbeiro, o conhecido jornalista, fazer um comentário durante a apuração do segundo turno das eleições de 2022 que me fez pensar bastante. Ele dizia da possível transferência da sede do governo do Estado de São Paulo do Morumbi para o Centro da cidade, como uma forma de revitalização de uma área muito degradada. Como antigo morador eventual do Morumbi, acostumado a passar pelo Palácio do Governo quase todos os dias, nunca pensei que se pudesse cogitar em voltar ao Centro.

Pois é este mesmo Heródoto, nascido e criado no Centrão, na Rua Nioac (entre Frederico Alvarenga e Rua dos Carmelitas), quem nos brindou, ainda em 2007, com um livro delicioso com histórias do coração de São Paulo. Eu conheci São Paulo, primeiro, pela Avenida Ipiranga e a Praça da República, nunca me arrisquei a ir mais longe do que os arredores. Meu velho amigo e autor independente Álvaro Esteves foi morador da Praça Roosevelt. Depois, fui conhecendo a Avenida São João, Largo do Arouche, Avenida Cásper Líbero, e adjacências. Jantar no Almanara ou no Bar Brahma.

Heródoto nos fala de vários pontos icônicos de São Paulo. Dentre eles, o Teatro Municipal, a Praça da Sé, a Estação Júlio Prestes, o Edifício Copan, o Edifício Martinelli, o Viaduto do Chá, o Vale do Anhagabaú, a Rua do Glicério, a famosa Rua 15 de Novembro e a Igreja da Boa Morte (lembrei-me disso porque hoje é exatamente o Dia de Finados). Sem esquecer da Rua 25 de Março, conhecida no Brasil todo. O livro é um passeio nostálgico pelo centro velho de São Paulo. Nós aqui neste blog arriscamos, também, apresentar um pequeno roteiro da cidade, com o título pretensioso de Conheça São Paulo. Mas o livro de Heródoto Barbeiro discorre com conhecimento de causa, com histórias (como a do motorneiro chapa 2665), e mostra em detalhes um outro lado desconhecido, ouso dizer, até para os paulistanos.

Carlos G. Vieira

(Livro Meu Velho Centro, de Heródoto Barbeiro, Boitempo Editorial, 2007)

(2 de novembro de 2022)

0 Comments:

Post a Comment



Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial